7 de Abril - Dia Mundial da Saúde  

Publicada por tibe

Dia Mundial da Saúde, o que comemorar?



Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com


O seu objectivo é mostrar a forte relação que existe entre a saúde e os programas de segurança sanitária nacional e internacional contra as epidemias (AIDS, dengue, gripe aviária, sarampo, entre outras), e que o sucesso destes programas depende não apenas do governo, mas de todos nós que compomos a sociedade.



A segurança sanitária internacional requer uma interacção mais ampla e mais eficaz entre os países, os governos, as instituições, as comunidades e os cidadãos. Se, por um lado, o governo deve garantir uma infra-estrutura e preparativos básicos de saúde pública, quanto mais educada esteja a população sobre as doenças, a segurança dos alimentos e do ambiente, mais organizada e eficaz será a resposta.




Actualize o seu calendário de vacinas, assim como a de toda a sua família. Mantenha-se informado e participe das campanhas de vacinação.



Combata a dengue - eliminando pratos de xaxim, enfeites e todo o tipo de situação que possa acumular água; providencie a limpeza de calhas, lajes e caixas d'água (sempre com tampa); remova entulhos, pneus e lixos em geral; fiscalize o cumprimento das medidas adoptadas e notifique os casos de suspeita de criadores e de dengue.

Combata a AIDS - use correctamente a camisinha nas relações sexuais e apenas agulhas e seringas descartáveis (que não devem ser compartilhadas). Para evitar que a aids passe da mãe para o filho, todas as gestantes dem começar o pré-natal o mais cedo possível e fazer o teste da AIDS.

Evite a diarréia aguda - lave bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro; lave bem verduras, frutas e legumes em água limpa; tome cuidado no preparo dos alimentos, evitando que se contaminem com mãos que não foram lavadas; mantenha os alimentos em geladeira para que se conservem melhor e proteja-os de moscas e baratas; mantenha suas unhas curtas e não leve a mão ou objectos sujos à boca; evite contacto com esgoto ou águas contaminadas. De preferência, a casa deve ter esgoto e água encanada, e a água de beber deve ser fervida ou filtrada.

Mantenha um estilo de vida saudável - tenha uma alimentação balanceada, ingerindo frutas verduras e fibras e evitando o excesso de gorduras, sal e açúcares; pratique uma actividade física regularmente; cuide da sua saúde mental, separando algum tempo do seu dia para relaxar (fazer o que gosta) e para actividades sociais (fazer o bem).



Pela sua saúde, mexa-se - esta é a frase que acompanha a celebração deste dia Mundial da Saúde.

A Organização Mundial da Saúde preparou um conjunto de informações para alertar as pessoas a ter uma vida activa saudável:

AS MULHERES E O EXERCÍCIO FÍSICO

OS JOVENS E O EXERCÍCIO FÍSICO

ACTIVIDADE FÍSICA E IDOSOS

BENEFÍCIOS DA ACTIVIDADE FÍSICA

MEDIDAS PARA PROMOVER A ACTIVIDADE FÍSICA

MITOS SOBRE A ACTIVIDADES FÍSICA










This entry was posted on 17:50 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Subscrever: Enviar feedback (Atom) .

0 comentários