Primavera  

Publicada por tibe

SABIAS QUE...





























... A Primavera é a estação do ano que fica entre o Inverno e o Verão.
... Tem início a 21 de Março e termina a 21 de Junho.
... Na Primavera a natureza desperta, as folhas e flores voltam a crescer, os animais saem das suas tocas, os passarinhos cantam e fazem os seus ninhos.
... Tudo à nossa volta fica com mais alegria e beleza.





















Dia mundial da poesia







Nos tempos conturbados que vivemos evoco o nosso maior poeta, Luís Vaz de Camões, com a publicação dum poema que fala da mudança dos tempos e das suas contradições.
• Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

• Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

• Muda-se o ser, muda-se a confiança;

• Todo o mundo é composto de mudança,

• Tomando sempre novas qualidades.

• Continuamente vemos novidades,

• Diferentes em tudo da esperança;

• Do mal ficam as mágoas na lembrança,

• E do bem, se algum houve, as saudades.

• O tempo cobre o chão de verde manto,

• Que já coberto foi de neve fria,

• E em mim converte em choro o doce canto.

• E, afora este mudar-se cada dia,

• Outra mudança faz de mor espanto:

• Que não se muda já como soía.

• Luís de Camões



Hoje é o Dia da Árvore
Gisele Bündchen fica nua pelo reflorestamento



... A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.






... A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.






... Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
... Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.



Dia Mundial das Florestas

21 de marçoDia Mundial das Florestas Florestas são extensos conjuntos de árvores. Existem vários tipos de floresta, para cada tipo de clima.As florestas temperadas são mais abertas e têm árvores de menor porte. Perdem suas folhas no inverno, e são chamadas de florestas de folhas...





Dia Internacional Contra a Discriminação Racial


A 21 de Março de 1960, a polícia do regime de apartheid sul-africano abriu fogo sobre uma manifestação pacífica, em Sharpeville, que protestava contra as leis de discriminação racial. Dezenas de manifestantes foram mortos e muitos mais ficaram feridos. Hoje, comemoramos o aniversário do massacre de Sharpeville, não só para relembrar as pessoas que pereceram, mas também para chamar a atenção para o enorme sofrimento causado pela discriminação racial em todo o mundo.





Este ano, o tema da comemoração, “Combater a discriminação quotidiana”, desafia-nos a tomar medidas significativas para lutar contra estas práticas discriminatórias, habituais nas nossas sociedades. Todos temos consciência de que muitas das maiores atrocidades do homem tiveram uma motivação racial, mas esquecemos, com freqüência, o sofrimento coletivo provocado pelo racismo quotidiano. Na verdade, os crimes mais horrendos cometidos pela humanidade tiveram, muitas vezes, origem num sectarismo banal.
Desde os insultos nas escolas até às decisões de contratação ou demissão no local de trabalho, desde a cobertura seletiva dos crimes pelos meios de comunicação social ou a polícia, até as desigualdades na prestação de serviços públicos, o tratamento injusto de grupos étnicos ou raciais não só é comum nas nossas sociedades como é, freqüentemente, aceito passivamente. É inegável que este tipo de racismo quotidiano subsiste. Mas é escandaloso que ninguém o conteste.
Não devemos tolerar que esta discriminação insidiosa se instale na vida quotidiana. Nem nos podemos resignar a considerá-la um atributo lamentável da natureza humana. Nenhum de nós nasceu para odiar. A intolerância aprende-se e, portanto, é possível desaprendê-la. As garantias jurídicas são uma parte fundamental desta luta, mas a educação deve estar em primeiro plano. A educação pode favorecer a tomada de consciência e cultivar a tolerância. Deve começar em casa – onde, afinal de contas, têm origem muitas das atitudes racistas -- continuar na escola e ser integrada no nosso discurso público. Nesta luta contra a intolerância, os cidadãos devem ser simultaneamente professores e alunos.
A ONU, através dos seus programas de sensibilização, da elaboração de legislação internacional e da sua função de vigilância dos direitos, tem um papel importante a desempenhar, mas todos temos de nos unir nesta luta. Neste Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, reafirmemos que o êxito desta luta depende da denúncia da intolerância “comum” por parte dos cidadãos comuns. São eles que se devem recusar a tolerar os atos discriminatórios na vida quotidiana. São eles que devem fazer compreender que a discriminação não pode ser “banalizada”. E são eles que mais têm a ganhar com uma sociedade assente nos direitos e respeito de todos.

This entry was posted on 15:18 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Subscrever: Enviar feedback (Atom) .

0 comentários